quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Prefeitura Inaugura CPDOC em Campos Novos

Na última quinta, dia 25 de novembro, a Fazenda Campos Novos recebeu um grande público para a inauguração do seu Centro de Pesquisa e Documentação. O Projeto foi idealizado pela Prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia em parceria com a Coordenadoria do Projeto Caminhos de Darwin e a Universidade Estácio de Sá.


A finalidade do Centro de Pesquisa e Documentação de Campos Novos é resguardar o patrimônio material e imaterial da região de Campos Novos. Para tanto, o projeto contará com um arquivo de Arqueologia e História Regional, que irá reunir, catalogar e arquivar todo o tipo de fonte documental e não documental encontrada sobre a região. Além disso, será realizado um trabalho com intuito de documentar os costumes, tradições e histórias contadas pelos moradores mais antigos, isto é, um arquivo da memória social e cultural sobre Campos Novos.


O Centro de Documentação e Pesquisa, contará também com um arquivo exclusivo para a biodiversidade local, em homenagem aos viajantes Saint-Hilaire e Charles Darwin que se hospedaram na Fazenda. Neste arquivo serão catalogados itens da vida natural e dos minerais presentes na região.


O evento contou com a participação de autoridades municipais, representantes de vários órgãos do poder público e instituições privadas, além de alunos das escolas públicas da região. Na abertura o Secretário Municipal Beto Nogueira falou da sua satisfação e das perspectivas da restauração da sede da Fazenda. O professor Paulo Cotias, coordenador do curso de história da Universidade Estácio da Sá, ressaltou a importância da pesquisa e do conhecimento da história da nossa região. Fátima Brito coordenadora da Casa da Ciência (UFRJ), louvou a iniciativa do projeto a acenou sobre as possibilidades de novas parcerias. O coordenador do escritório do IPHAN na Região dos Lagos, Ivo Barreto, falou da importância da Fazenda Campos Novos e do andamento do processo de tombamento da mesma.


A apresentação do projeto do Centro de Pesquisa e Documentação de Campos Novos coube ao Professor Jonatas Carvalho, pesquisador da Fazenda, vinculado a Secretaria de Agricultura. O professor ressaltou a importância da documentação encontrada até agora, como os dois inventários que datam de 1759 e 1775. Falou também sobre os relatos dos viajantes, da passagem do imperador Pedro II e sobre a história recente da Fazenda envolvendo a questão da luta pela terra na região.

Como projeto, o Centro de Pesquisa e Documentação de Campos Novos é embrionário, como iniciativa, é de um tamanho extraordinário. A Fazenda Campos Novos possui mais de trezentos anos de existência, existência esta que atravessou o Brasil colônia, o Império e a república. Uma existência que perpassa a história indigenista, escravagista e agrária. A fazenda Campos Novos coexistiu com famosos e anônimos, índios, negros e brancos, senhores e escravos, fazendeiros e lavradores. Campos Novos é um lugar/história, pois não se pode desmembrar o lugar da história e a história do lugar, em todo canto, seja nos sambaquis, no seu cemitério, na capela de Santo Inácio, no casarão, ou nos seus muitos hectares está presente a história de nossa gente.


Fonte: fazendacamposnovos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário