terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Oficina de Estudos da Preservação ITINERANTE * 20 de outubro de 2010 * Cabo Frio - RJ





I OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
.............. itinerante em Cabo Frio ..............



O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Ferlagos convidam para a palestra
Em busca de uma gestão social da cidade: experiências em Jnane Aztout (Larache/ Marrocos) e la Bachillera (Sevilha/Espanha).
Jose Maria López Medina
Arquiteto e Urbanista pela Universidad de Sevilla (Espanha)
Especialista em Cooperação e Desenvolvimento de assentamentos humanos pela Univ. Politécnica de Madrid (Espanha).

Local:
Auditório da Ferlagos
Av. Júlia Kubitscheck, 80 – Bairro Jardim Flamboyant - Cabo Frio - RJ

Data
:
20/10/2010, às 18:30 horas
quarta-feira

E N T R A D A F R A N C A


Informações pelo telefone (22) 26464333 ou pelo e-mail escritorio.lagos.rj@iphan.gov.br.


Ainda sobre o palestrante:
Membro da Comissão Acadêmica e coordenador do módulo em Gestão Social da Habitação da Univ. de Sevilla e na mesma instituição ministrou como professor (2004-2006) a disciplina "Hábitat y Desarrollo" (Habitação e Desenvolvimento) na linha de pesquisa Desenho de Processos de Gestão del Habitat.
Desde 2000 vem atuando em projetos de planejamento urbano, metropolitano e territorial. Membro da associação universitária e ONG Arquitectura y Compromiso Social desde 1997, respondendo pela sua Coordenação Geral no período de 2002/2006. Pela referida instituição, responsabilizou-se se pela Coordenação do Programa de Ação em La Dalia (Nicarágua) de 1999 a 2002 e pelo Plano de Ordenamento Territorial Municipal de El Tuma- La Dália, de 1999 a 2001. Atualmente dedica-se ao desenho e desenvolvimento de processo de participação cidadã para a redação do Plano Diretor de Ordenação Urbana de Palomares del Río e de Sanlúcar la Mayor (2005/ 2006), ambos distritos de Sevilha.
Como sócio da Surco Arquitectura, integra a equipe responsável pelos trabalhos de reabilitação urbana e arquitetônica do Polígono Sur e Cartuja (Sevilha/ Espanha), La Paz, Almanjáyar (Granada/ Espanha), contratados pela Empresa Pública de Suelo de Andalucía. Nos últimos anos vem se dedicando a encontros nacionais e internacionais sobre planejamento e tecnologias para o desenvolvimento.
Sinopse:
A conferência pretende analisar duas diferentes experiências de intervenção em bairros marginalizados em seus contextos urbanos próximos às áreas históricas nas cidades de Sevilla (Espanha) e Larache (Marrocos). Tais intervenções dizem respeito à construção e implantação de estratégias que permitissem somar conhecimento técnico aos processos transformadores da cidade, de forma a recuperar os espaços de participação cidadã nas instâncias de decisão.
Ainda que em localidades bastante distintas, geográfica e culturalmente, ambos os casos constituem exemplos de processos de consolidação de zonas auto-construídas cuja compreensão passa por uma noção ampla de patrimônio enquanto recurso e inserida no processo de produção da cidade. Muito além da noção consagrada de patrimônio artístico e histórico, que tende a colocar no centro da questão a dimensão física da cidade histórica – a urbs –, ambas as intervenções se apóiam sobre o critério de fortalecimento e aproveitamento do patrimônio sociocultural, espacial, econômico, organizacional e de convívio - urbs, civitas e polis – dos bairros e seus habitantes. Estes deixam de ser meros destinatários de políticas públicas urbanas, e se reconstroem enquanto sujeitos protagonistas da intervenção através de processos de participação e debate. Além de um ponto de apoio para a consolidação destes bairros, o reconhecimento de tais valores patrimoniais admite um debate importante sobre os limites amplos do conceito de cidade histórica, de cidade monumento e de cidade documento.
A apresentação dos casos oferece, pois, uma oportunidade para a valoração destas práticas, processo e impactos, especialmente no que diz respeito aos seus aspectos mais efetivos, desde uma visão complexa, democrática e transformadora.

Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!



--
Ivo Barreto
Chefe do Escritório Técnico II do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26464333

Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário