segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Encontro Ferroviário começa com sucesso

Sit02f

O trem resgata a cultura, desenvolve o turismo e gera emprego. A afirmação resume os aspectos discutidos no Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária, realizado nesta sexta-feira (30), no Cine Quissamã. Durante o evento, que segue até este sábado (31), o prefeito Armando Carneiro anunciou o processo de desapropriação de duas locomotivas que contam parte da história de Quissamã. “É um projeto ambicioso, que pode se tornar realidade”, disse, sugerindo parcerias para colocar o projeto em funcionamento.

A partir da desapropriação das locomotivas, o projeto ainda precisa de uma média de R$ 5 milhões para colocar a iniciativa em funcionamento e fazer um circuito histórico. É neste aspecto que deveriam entrar as possíveis parcerias, revertendo o valor em investimento direcionado para concretizar o projeto. “É um sonho que ainda pode se tornar realidade”, avaliou o prefeito.

Falando do encontro, que reuniu cerca de 60 pessoas no Cine Quissamã, a presidente da Fundação Municipal de Cultural e Lazer,Rossana Vieira, disse que o evento ratifica o potencial do município e suas realizações. Entre estas conquistas, ela destacou a futura restauração da Estação Ferroviária de Conde de Araruama através de um convênio com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Quissamã está crescendo e mantendo seu passado preservado”, ressalto o vereador José Jorge Ribeiro, apoiado pelo chefe do IPHAN da Região dos Lagos, Ivo Matos Barreto Júnior, para quem o município é exemplo de valorização do patrimônio e cataliza questões importantes, como o resgate histórico da estação ferroviária.

“Investimento em cultura é apostar no futuro”, disse o coordenador geral do encontro, José Cássio Ignarra, diretor técnico do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF). Na sua opinião, o ponto principal do evento é a realização da Carta de Quissamã — ata que reúne recomendações de eventos anteriores e conclusões que serão extraídas até o último dia deste encontro (neste sábado, 31).

“O documento será encaminhado ao Executivo e ao Legislativo dos governos federal, estadual, além de municípios”, disse, afirmando que o objetivo é conscientizar as autoridades para a importância da revitalização do trem como resgate histórico, turismo e geração de trabalho e renda, movimentando a economia local. “Queremos gerar um instrumento de pressão sobre os governos para preservar as estações ferroviárias”, disse.

À tarde, o encontro teve como palestrantes o consultor do Instituto Uniarte, Paulo Sérgio Barreto, e o consultor do MPF, Antônio Partori. O final deste primeiro dia de evento foi marcado pelo lançamento do livro Trilhos e Letras, organizado pelo presidente do MPF, professor Vitor José Ferreira, que reuniu diversos autores que falam sobre ferrovia.

O evento contou com a participação do presidente da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), Sávio Neves Filho. Participara, ainda, vereador Chiquinho Arué e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro; de Saúde, Alexandra Moreira; e de Ação Social, Elisabeth Sans. Também compareceram representantes do setor ferroviário de Itaboraí e São João da Barra


Fonte: http://www.quissama.rj.gov.br/index.php/2010/07/30/encontro-ferroviario-comeca-com-sucesso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário