quarta-feira, 7 de julho de 2010

Programação Cine Estação SPA: Filme do dia 08 de Julho/2010

Temática da semana: Literatura e Cinema (em memória ao escritor José Saramago)

Novo local de exibição:

Casa da Cultura Gabriel Joaquin dos Santos

(Ao lado da Igreja Matriz)

Rua Francisco Coelho Pereira n°255 - Centro

Contato: 2627-6061

Programação do dia 08 de Julho (quinta) de 2010 às 19:00

Temática: Literatura

Tempo total aproximado do programa: 87 minutos.

- A João Guimarães Rosa

Marcelo G. Tassara , SP, 1968

- A Moça que Dançou Depois de Morta

Ítalo Cajueiro , DF, 2003

- Biografia do Tempo

Joana Oliveira e Marcos Pimentel , RJ, 2004

Françoise

Rafael Conde , MG, 2001

Imensidade

Amilcar Monteiro Claro , SP, 2003

Meu Nome é Paulo LeminsKi

Cezar Migliorin , RJ, 2004

Transubstancial

Torquato Joel , PB, 2003

Critica (Fonte: Programadora Brasil)

Uma A Palavra e a Imagem.

Januário Guedes

O cinema sempre buscou na literatura temas e argumentos que deram origem a filmes de todos os gêneros, alguns de grande sucesso. A palavra escrita ou proferida, símbolo por excelência, exige talvez mais esforço do que o signo icônico – ou seja, a figuração do mundo representado pela imagem -, para ser entendida pelo interlocutor. Mas ambas necessitam da intervenção da mente humana no processo de definição do sentido do discurso. E a própria palavra “imaginar” já permite entender que todo pensamento humano se estrutura com imagem. Dito de outro modo, o mundo só poderá ser pensado através da imagem.

Toda essa conversa introdutória serve para dizer que os sete filmes de curta-metragem incluídos neste programa procuram, de várias maneiras, dar conta dessa relação entre a palavra e a imagem, num processo que os estudiosos chamariam de transcodificação. Alguns deles se apresentam como ensaios poéticos, na tentativa de encontrar metáforas visuais correspondentes àquelas dos textos nos quais se baseiam. Este é o caso do filme A João Guimarães Rosa, no qual a textura das belas imagens em preto-e-branco da fotógrafa Maureen Bisilliat procuram corresponder às palavras de Guimarães Rosa, descrevendo em “Grande Sertão: Veredas” a paisagem física e humana das Gerais.

É também o caso de Biografia do Tempo, um encontro poético entre as palavras de Pedro Nava e as imagens do cineasta cubano Santiago Alvarez, diálogo sobre o tempo e a memória. Ou de Transubstncial, no qual o texto de Augusto dos Anjos dá origem a metáforas visuais sobre a vida e a morte.

Já em Imensidade, orientado pela poesia de Castro Alves, cujo apelido era “Ceceu”, uma personagem de ficção, vestida de noiva, percorre uma grande cidade em busca do noivo, pedindo informação aos habitantes marginalizados de suas ruas. Do mesmo modo, o cordel de José Francisco Borges faz o pano de fundo para a animação da xilogravura de Jorge Bezerra, importante artista popular do nordeste, no curta de animação A Moça que Dançou Depois de Morta.

Há ainda um filme que talvez pudesse ser chamado de “experimental”, cujo título é Meu Nome é Paulo Leminsky, e que preserva, na sua forma, a irreverência do poeta paranaense e sua não-conformação com padrões estabelecidos.

Por fim, há uma adaptação do conto “Françoise”, do mineiro Luiz Villela, que, mesmo conservando um formato sem grandes inovações, garante, até mesmo pela interpretação dos autores, um bom momento de cinema.

_________________________________________________________________________________________________

O O Cine Estação São Pedro é um projeto conjunto do IPHAN-RJ, Cine Mais Cultura (Programa Mais Cultura do MinC) e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, destinado à utilizar o cinema como ferramenta fomento e difusão cultural, alimentando o debate em torno da temática da preservação da memória.

Desde maio de 2010, o projeto realiza suas exibições gratuitamente, agora em novo local, no centro de São Pedro da Aldeia!!.

______________________________________________________________________________

Se vc não recebe o informativo das exibições semanais do Cine Estação São Pedro, peça já o seu cadastro pelo e-mail cinemasaopedro@gmail.com ou ligue para 022-26276061 (Renan) e faça seu cadastro! A programação está ainda disponível no Blog Estação do Patrimônioem http://estacaodopatrimonio.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário