quinta-feira, 22 de julho de 2010

Estação de Conde (em Quissamã): restauração começa em um mês

Estação de Conde: restauração começa em um mês

Postada: terça-feira, julho 20, 2010

Sit02

No caminho da revitalização da história e da cultura, Quissamã saiu na frente em relação aos outros municípios do Estado e assinou convênio com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), visando a restauração, a manutenção e a conservação da Estação Ferroviária de Conde de Araruama (1875) e do Armazém Ribeiro e Filhos (1879). "Esta parceria é um reconhecimento do trabalho municipal, através da Fundação Cultural de Quissamã, em relação à preservação do patrimônio histórico", disse o prefeito Armando Carneiro, sem perder de vista o impacto positivo para o desenvolvimento do turismo local.

Nesta segunda-feira, o superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, visitou Quissamã, especialmente a área onde será realizado o trabalho de restauração, e acertou detalhes pessoalmente com o prefeito Armando Carneiro e a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Rossana Vieira. O convênio é de R$ 600 mil, sendo que o Governo Federal será responsável por 80% dos recursos, enquanto a Prefeitura investirá 20% do total da obra.

"Dentre os 92 municípios do Estado, Quissamã saiu na frente apresentando um projeto consistente e cumprindo os pré-requisitos necessários para a aprovação exigente do IPHAN. É hoje, portanto, o único município do Rio que tem este convênio com repasse da Instituição", disse Carlos, ressaltando que este cenário só é possível "graças à disposição e ao empenho do prefeito". Na sua opinião, o ambiente geral da estação de Conde (que, além do Armazém, inclui as casas no entorno) representa um "conjunto ferroviário precioso", que deve ser preservado, revivendo os dias áureos do trem na região.

"A população só tem a ganhar com esta restauração, com equipamentos sócio-culturais e atrações turísticas, que alavancarão recursos", sugeriu o superintendente, afirmando que este convênio surgiu no momento certo, evitando a destruição do patrimônio. Carlos ressaltou que o IPHAN concede a cessão à Prefeitura, mas o local continua sendo um patrimônio da União. "É uma cessão de uso dos bens da região. E todo o mérito é da Prefeitura, que já se mostrou capaz de administrar um espaço como este", disse.

Segundo a presidente da Fundação Cultural, a intenção é que o local abrigue um centro histórico e cultural, onde haja, além da promoção de oficinas, um acervo constituído por fotos, objetos e documentos remontando ao período de funcionamento da estação. Rossana também disse que todo este processo permitirá levantar a auto-estima da comunidade local.

Após o processo de licitação, a estimativa é que as obras na estação comecem na segunda quinzena de agosto, e a partir daí deverão ser nove meses de trabalho, com fiscalização e assistência técnica do IPHAN.

Também estiveram presentes à visita desta segunda-feira, além de integrantes do IPHAN, a secretária de Saúde, Alexandra Moreira, que é ex-presidente da Fundação de Cultura e Lazer, e representantes da Fundação, como o diretor administrativo Francisco José Barreto, o diretor de desenvolvimento cultural Danilo Villani, a historiadora Clara Paulino e a arquiteta Mariana Barcellos.

A Estação Ferroviária de Conde de Araruama

Com a fundação do Engenho Central de Quissamã, em 1877, foi construída uma estrada de ferro particular de 36 km de extensão, denominada Conde de Araruama. O objetivo era promover o transporte de cargas e de passageiros, com ramificações nas propriedades açucareiras. Entre as fazendas atendidas, estavam Mandiquera, Machadinha, São Miguel e Santa Francisca, entre outras.


--
Fonte: http://www.quissama.rj.gov.br/index.php/2010/07/20/estacao-de-conde-obras-de-restauracao-comecam-em-um-mes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário