quarta-feira, 9 de junho de 2010

Programação Cine Estação SPA: Filme do dia 10 de Junho/2010

O Cine Estação São Pedro é um projeto fruto da parceria do IPHAN com o Audiovisual do MinC, que tem por intuito implantar em cidades históricas brasileiras salas de cinema que possibilitem o uso desta incrível ferramenta como instrumento de difusão e debate do patrimônio para o público em geral.


Desde maio de 2010, o projeto realiza suas exibições gratuitamente toda quinta-feira, 19hs, no O Teatro Municipal Átila Costa (Rua Francisco Santos Silva s/nº, no bairro Nova São Pedro). O cinema possui público máximo de 350 pessoas e as entradas são distribuídas no local, portanto, chegue pelo menos 30 minutos antes!


Confira abaixo a Programação do dia 10 de Junho de 2010 às 19:00

Temática: Dia Mundial do Meio Ambiente

-

Filme1:

Sal da Terra


Filme 2:

Maré Baixa


Filme 3:

Programa 124

No rio das amazonas e Cidadão Jatobá

-


Sinopses

Sal da terra
O salineiro teimoso assiste às salinas virando cidades e o barracão se decompondo. O sal pronto para ser tirado é agora levado pela chuva ou substituído pelo concreto. A sabedoria de um solitário trabalhador iletrado com seus pés fundidos a salmoura revelam a tristeza de um previsível fim.

-

Maré baixa

Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária cega, que não leva em conta o equilíbrio ambiental, está progressivamente destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama. Os pescadores de camarão e tainha precisam procurar outros meios de sobrevivência agora que estas espécies estão desaparecendo.

-

No rio das amazonas

Em No rio das amazonas, o diretor Ricardo Dias nos leva a uma viagem pela Amazônia, de Belém a Manaus. Tendo por guia o naturalista Paulo Vanzolini, somos apresentados a particularidades da ecologia da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do Baixo Amazonas. Realizado com uma câmera extremamente gentil e delicada, mas nunca alienada (apesar da parcialidade assumida pelo diretor, própria de qualquer obra que dependa da subjetividade), o filme nos permite sair do lugar comum que hoje é a discussão em torno da grandiosa Amazônia brasileira. Completa o programa, com a mesma delicadeza, o curta-metragem Cidadão jatobá. Dirigido por Maria Luiza Aboim e belamente fotografado, o filme revela a arte e a ciência dos indígenas do Alto Xingu, que para construir uma canoa de jatobá provam não ser necessário destruir a natureza.

-

Cidadão Jatobá

Um grupo de índios jovens de diferentes etnias do Parque Nacional do Xingu aprende a construir a tradicional canoa feita da casca do jatobá. Devido às limitações do parque, esse tipo de canoa de rápido feitio, que servia principalmente para a exploração das redondezas, deixou de ser usada e só os mais velhos da aldeia ainda sabem construí-la.

_________________________________________________________________________

O Cine Estação São Pedro é um projeto conjunto do IPHAN-RJ, a Secretaria do Audiovisual do MinC e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, destinado à utilizar o cinema, de maneira gratuita, como ferramenta fomento da cultura e da preservação da memória.

_________________________________________________________________________

Se vc não recebe o informativo das exibições semanais do Cine Estação São Pedro, peça já o seu cadastro pelo e-mail cinemasaopedro@gmail.com ou ligue para 022-26276061 (Renan) e faça seu cadastro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário