segunda-feira, 21 de junho de 2010

A arte das gravuras na Câmara de Cabo Frio


Fonte:
Adriana Cordeiro, Especial para o JB Online
18/06/2010


RIO - A arte de ANTES – DURANTE – VISÍVEL, exposição dos artistas Jorge Cerqueira e Fessal que entra em cartaz em 23 de junho no espaço Câmara Cultural, em Cabo Frio, traz ao público o mundo das gravuras. A técnica de reproduzir, no papel, desenhos feitos em madeira,
pedra e metal, será exposta e desvendada pelos artistas.

A abertura da exposição terá performance e vídeos sobre o processo de criação, além de outras surpresas. Uma das principais atrações será a possibilidade de visitar o ateliê onde as obras são produzidas.

“Queremos que o público possa visualizar todo o processo de criação, produção e o nascimento de uma obra de arte. A gravura ainda é pouco difundida na região e, ao vê-la, o espectador não faz idéia de como aquela obra surgiu”, explica Fessal.

Consagrada por mestres como Francisco Goya, Oswald Goeldi, Rubem Grilo, Pablo Picasso e Andy Warhol, entre outros, a técnica das gravuras tem etapas bem definidas em sua elaboração. A primeira delas é a criação da figura matriz. No caso da madeira, a figura é talhada.
Quando feita em metal, a matriz é arranhada. Já em pedra, um simples desenho pode ser o suficiente. Depois a figura é colorida, e, em seguida, já no processo final, a matriz é prensada no papel onde a arte é revelada.

A parceria de Jorge Cerqueira, experiente e renomado artista, com o jovem Fessal, talento consagrado nas artes plásticas, tem, segundo eles, o objetivo de apresentar visões distintas sobre a técnica. “Enquanto eu trabalho de uma forma mais primitiva, utilizando traços mais fortes e soltos, o Fessal tem o lado acadêmico, procurando diferentes olhares sobre o cotidiano. É justamente essa diversidade que vamos apresentar”, contou Cerqueira.

A exposição fica em cartaz de 23 de junho a 23 de julho na Câmara Municipal de Cabo Frio, na Avenida Assunção, 760, no Centro, aberta ao
público de terça a domingo, das 14h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário